Valsa, descobrindo seu significado
Dança de origem européia, surgiu na Áustria e Alemanha, inspirada no minueto e no laendler, dança alemã campestre antiga. A origem da palavra vem do alemão waltzen, que quer dizer dar voltas. É uma dança de compasso ternário, com três andamentos, rápido, moderado e lento.
Quando a valsa apareceu, com seu ritmo alegre e envolvente, caiu no gosto popular, mas as classes da aristocracia e da alta sociedade a achavam imoral por ser dançada por pares entrelaçados, ficando proibida por décadas. Em 1815, com a derrota de Napoleão Bonaparte, aconteceu na Áustria o Congresso de Viena, uma reunião internacional com políticos e nobres, para restabelecer o equilíbrio europeu. Sigismund Neukomm, músico austríaco, encarregado da parte musical deste encontro, introduziu a valsa nesta ocasião, passando então, a partir daí, a fazer parte de eventos que ocorreram em palácios e tornando-se uma das danças mais apreciadas no mundo ocidental.
Lindas e suaves melodias foram então compostas. Entre outras surgiram: "Convite à Valsa", de Carl Maria Von Weber, a valsa de Chopin para o balé "Las Sylphides", "Viúva Alegre" de Franz Lehar e as famosas valsas vienenses de Strauss, como o conhecido Danúbio Azul.

Nenhum comentário:
Postar um comentário